terça-feira, 27 de outubro de 2009

Solidão (Parte 2)



Um relógio quebrado me permite dormir melhor à noite. Não me preocupo com o tempo. Não ter tempo me conforta. Não ter tempo não me força a procurar mais tempo. Já o perdi, pra quê vou perder o restinho que ainda me resta para procurá-lo? Uma hora ela aparece de volta. Vou viver o que me resta e não vou “perder a cabeça” com “pequenezas”.
Vejo gente que diz que não tem tempo para fazer tal coisa. Mentira! Quando ouvir isso de alguém essa pessoa está, na verdade, dizendo isso: “Olha, eu não quero ter tempo para isso!”.
Ontem foi um dia frio, mas não no clima, na alma. Foi um dia vazio, triste. Aquele vazio que te espreme no canto da parede.
Fiquei no trabalho até bem depois do horário. Pela primeira vez não pensei no retorno para casa. Queria mesmo era me perder em alguém. Casa não era mais sinônimo de recolhida, de conforto, de abrigo, era a regressão do meu “eu” para o descontentamento.
O telefone virou uma tartaruga idosa. Não vejo vida nas pessoas. Poderia ter ficado e conversado com as cadeiras que teria sido um sucesso sem público. Os grampos me seguravam para uma partida de “jogo da velha” com as pastas coloridas que me paqueravam sobre a mesa bagunçada de relatórios.
Tenho mais amigos onde não os encontro. O cheiro dos papéis empoeirados me remetem à angústia da solidão armada. Solidão é uma falta armação do destino.
Solidão não dói, incomoda.
Parei para observar as canetas e me tornei fã delas. Somos tão diferente: elas somem misteriosamente para deixar saudade. Queria ter esse poder de entorpecer de saudade. Saudade é coisa difícil de causar. Nunca causei uma saudade insuportável. Sou suportável só na minha ausência.
Procuro onde sei que não vou achar e ainda acho que sei procurar.
Ando esticando uma tal chamada solidão. Ou é o contrário?!

Leandro Lima

3 comentários:

Thaisa Schelles disse...

Sempre passamos por momentos de solidão, e ela impressionantemente nos persegue nos lugares menos inusitados...

"Procuro onde sei que não vou achar e ainda acho que sei procurar."
adorei isso...

;**

Caco disse...

Gostei demais do texto.

Cê não sabe se tu já causou saudade insuportável em alguém, às vezes as pessoas não demonstram os seus sentimentos abertamente.

Bia Magalhães disse...

Difícil encontrar alguém que se conheça tanto...mas não impossível.