domingo, 9 de agosto de 2009

Dia dos pais



Leandro Nobre de Lima

Mais um dia dos pais e eu nem sei o que significa isso. Aperta-me o coração em querer presentear alguém que só existe na memória. Não conheci suas manias, suas vontades, seus defeitos e nem seus medos... É alguém que amo pelo simples fato de me ter colocado nesse mundo planejadamente. Era um homem de pulso e de palavra, segundo o que a minha avó me contava, sentada na cadeira de balanço na frente de casa no finalzinho da tarde e tricotando umas coisas que até hoje não consegui entender como ela fazia tal façanha. Sinto inveja de quem vai a uma loja comprar um presente e até me arrisco em ajudar na compra só pra saciar um pouco o meu desejo, embora seja para outro endereçado, tem um dedo meu. Mas deixando essas coisas capitalistas e marqueteiras de lado... Sinto saudade de quem não conheci. Minhas preces são para um desconhecido que me viu nascer, mas não teve a oportunidade de me ver crescer. Um dia me perguntaram: “e você já superou isso?” e eu respondi: “não, não se supera aquilo que você nunca se viveu”. Fui pretensioso em tal resposta, mas isso não muda e nunca mudou o fato de que o amo da mesma forma que ele me amava. Talvez eu não sofra tanto por não tê-lo vivido. Acho que desse sofrimento Deus quis me poupar. “Pai” é uma palavra que me faz chorar ao saber que, nesse dia, não vou poder abraçá-lo, nem brincar de futebol, nem contar da menina que conheci no cinema, nem pedir pra me buscar no ensaio e nem ouvi-lo brigar comigo porque esqueci de desligar o fogo da panela. São essas coisas que nunca tive e que me torturam todos esses anos. Quando vejo uma criança brincando e correndo desembestada pelo parque fico imaginando o quanto ele gostaria de ter visto o mesmo. Ele seria meu o melhor amigo. Eu trocaria qualquer coisa nessa vida para conhecê-lo e ter uma chance de descobrir o significado do “pai”. Posso não tê-lo aqui em carne e osso, mas o levo no pensamento, na alma e no coração. Feliz dia dos pais, pai. Onde você estiver...

Nenhum comentário: